quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Big Brother Brasil

A espetacularização do zoológico humano

Não há dúvidas que o tal voyerismo é uma característica absolutamente humana. Ver, presenciar, acompanhar, assistir... desde os tempos remotos, o homem tem prazer em se dedicar a ver o outro ou outra coisa. O turismo é a expressão mais óbvia desta característica. Conhecer outros lugares, outras culturas, outras coisas, outras pessoas, está na gênese do existir humano. Os animais expoxtos em zoológicos que o digam. Dia após dias as pessoas vem até eles, acenar, chamar, olhar, esperando uma macaquice qualquer para voltarem para suas casas satisfeitas.

Saber da vida de outros também faz parte desta curiosidade. Se isso acontece com os vizinhos, com os parentes ou até com os desconhecidos que se vê passando na rua, ou aquele que deixa a janela aberta, imagine se a casa inteira do outro estiver escancarada durante 24 horas por dia? Demorou , muito até, para que a indústria do entretenimento pensasse nisso. É exatamente com essa premissa, a de poder acompanhar cada segundo da vida de uma outra pessoa e da sua relação com demais, que surgiu, nos países baixos, o programa Big Brother, carro-chefe dos chamados reality-shows. Fenômeno de público, se espalhou rapidamente pelo mundo e, em 2002, chegou ao Brasil. O sucesso, como se já projetava, foi imediatamente refletido na audiência e, desde então, já se vai quase uma década de edições anuais, sempre batendo recordes nos números do IBOPE. Não vou me estender mais nessa história, ou mesmo na descrição que pressupõe o jogo, pois esse não é o objetivo aqui. Para saber um pouco mais sobre esses dados, tais como regras, participantes, e tudo mais que envolve o show, acesse a página oficial do programa ou mesmo o verbete na wikipédia.

O mais surpreendente é que, ano após ano, o roteiro se repete e, ainda assim, o interesse do público só tende a aumentar. Cada terça-feira é um alvoroço multimidiático para saber quem será o eliminado da semana, e nos outros dias, cada movimento provocado pela produção do programa, o tal do "grande irmão", é para incitar a disputa e elevar o nível de conflitos internos de cada participante e os externos com todos os outros. Para o público, resta assistir, e votar para eliminar o participante com o qual menos simpatiza, ou proteger o seu favorito. Quanto à produção, um verdadeiro sucesso: a publicidade do programa custa uma fortuna - e o prêmio milionário é apenas uma pequena fração do investimento que se faz; a edição, ou montagem, é nada menos que genial (até porque editar o material oriundo de 24 horas diárias de dezenas de câmeras em um compacto de apenas quinze minutos, ou uma hora na maior das hipóteses é um trabalho homérico!); e a apresentação de Pedro Bial é certamente interessante. Então, porque o programa gera discussões fervorosas da crítica e de profissionais em educação, mídia, psicologia, filosofia, cultura, dentre outros tantos? Na minha opinião, a resposta para essa questão é o escancaramento da condição ridícula a que pode chegar um homem, ou uma mulher, a troco de fama, sucesso e dinheiro, e o fascínio que isso parece causar em tantas outras pessoas.

Assistir os vídeos que os candidatos enviam para a produção do programa no YouTube, ou mesmo na própria programação da Rede Globo já era uma diversão à parte. A novidade desta nona edição do programa só explicita ainda mais essa condição. A chamada "Casa de Vidro", onde alguns participantes ficaram dispostos durante uma semana em um shopping center do Rio de Janeiro, esperando para saberem se iriam entrar ou não no jogo por um milhão de reais, deixou claro que se perde toda e qualquer noção de ridículo quando se buscar tal objetivo. Os próprios candidatos, em entrevistas, reclamavam da necessidade de sorrir o tempo todo, dormir pouco, usar roupas mínimas e obedecer qualquer capricho de pessoas desconhecidas para que se conseguisse alguns votos. Só faltou um deles se pendurar pela cauda em algum galho para conseguir uma pipoca murcha (se aconteceu, não vi nos trechos editados apresentados pelo programa).

Mais do que em qualquer outro programa, o Big Brother Brasil, ou BBB, promete permitir que qualquer pessoa, de qualquer etinia, sexo ou classe social, possa opinar e julgar os participantes do programa de maneira igualitária. É o delírio coletivo do poder sobre o outro que leva, ano após ano, a audiência do programa a se manter firme e fiel. Ainda que eu não possa analisar o programa quanto a comportamento, ou de relações intra e interpessoais, como provavelmente fazem psicólogos e psiquiatras, vejo que, pela ótica da produção audiovisual, o BBB é, ou não, a expressão do que se acredita mais interativo na pobre TV aberta brasileira: decidir não sobre o produto audiovisual que se está consumindo, mas sobre que macaco merece a maior banana.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

The Big Bang Theory

Certamente, The Big Bang Theory (ou TBBT para os íntimos) não é um seriado original da sua essência. Tudo o que já vimos antes está lá: um grupo de amigos, onde dois dividem um apartamento, ambiente principal da série; outros cujas casas aparecem de vez em quando; uma vizinha no apartamento em frente; problemas de um condomínio; situações constrangedoras; amores e relacionamentos desastrados pela incopetência por lhe dar com as diferenças... está tudo lá, do jeitinho que outros seriados já estabeleceram, como o sempre memorável Friends. O que diferencia TBBT é, definitivamente, os personagens geniais, em todos os sentidos.

Antes, para os que ainda não viram nenhum episódio, a tradicional sinopse: dois amigos, Sheldon Cooper (Jim Parsons) e Leonard Hofstadter (Johnny Galecki), ambos físicos teóricos e nerds assumidos dividem um apartamento e vivem suas vidas distantes do mundo real. Seu círculo social resume-se à universidade onde trabalham e todas as relações acadêmicas provindas disso e seus outros dois únicos amigos, Rajesh Koothrappali, ou Raj (Kunal Nayyar), um indiano que não consegue falar com mulheres, ou mesmo com homens na presença de uma mulher e Howard Wolowitz (Simon Helberg), um judeu cuja tara o torna ainda menos sociável com outras pessoas "normais" e que tem problemas no grupo por ser "somente" mestre, e não doutor como os demais. Assim, a vida deles se resume à trabalho e jogos on-line, seriados como Batlestar Gallatica e idiossincrasias do tipo. A mudança de Penny (Kaley Cuoco) para o aparatamento em frente, uma pseudo-atriz loira que trabalha em uma lanchonete, para o apartamento em frente ao de Leonard e Sheldon transforma completamente a rotina desses quatro amigos, de modos diferentes, e os coloca em situações desconcertantes que, mesmo com um QI elevadíssimo e sendo gênios em seus mundinhos, eles não estão preparados para lhe dar. Disso resultam situações cômicas e impagáveis, onde eles buscam se adequar às convenções sociais das quais nunca fizeram parte, como festas, bebidas e relacionamentos amorosos.

The Big Bang Theory, como dito anteriormente, se destaca por se concentrar nas personagens. Cada particularidade da construção deles é estremamente minuciosa, ainda que por vezes estereotipada e, de uma forma brilhante, mostra variações do pacotão onde se colocam todos aqueles que se consideram nerds. Os quatro amigos são completamente diferentes entre si, ainda que compartilhem do amor por Star Wars, tenham lido a última HQ de Superman ou ainda estejam no mesmo nível de evolução em Age of Conan. Eles se completam, inclusive na inabilidade de se relacionar com o mundo "normal". Todos eles, a seu modo, não conseguem, ou não tem interesse, de se relacionarem com Penny, o elemento-motor que escancara a cada um deles o quanto seu QI ou seu desenvolvimento científico de nada ajuda no momento de simplesmente convidar a moça para um encontro. Somados aos cinco, outros personagens cativantes também roubam a cena em alguns momentos, como Leslie Winkle (Sara Gilbert) e sua rivalidade com Sheldon, e a enigmática mãe de Howard, de quem só se conhece a voz em seus berros com o pobre menino de 27 anos. Participações como a da irmã de Sheldon e da mãe de Leonard, bem como os vários namorados e amigos de Penny dão um toque especial a esse amálgama de pessoas tão diferentes.

Se você gosta da série, ou ficou curioso em conhecer, pegue logo o seu laptop, encomende seu frango com tangerina, sente-se no lugar perfeito do sofá e aproveite desta série que, despretenciosamente, tem se mostrado uma das melhores surpresas dos últimos anos da TV americana.


Cena de abertura de um dos episódios da primeira temporada: Na minha visão, uma das cenas mais hilárias da história da televisão
Related Posts with Thumbnails